O Presidente Russell M. Nelson, de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, anunciou na manhã de sábado, 4 de abril de 2020, que uma parte da sessão da manhã de domingo da conferência geral se tornará uma assembléia solene em todo o mundo, quando então ele irá conduzir os santos durante o Brado de Hosana.
“Oramos para que esta conferência seja memorável e inesquecível por causa das mensagens que você ouvirá, dos anúncios exclusivos que serão feitos e das experiências nas quais você será convidado a participar”, disse o Presidente Nelson.
Por exemplo, na conclusão da sessão da manhã de domingo, convocaremos uma assembléia solene em todo o mundo quando então eu irei conduzir os santos durante o Brado de Hosana. Oramos para que este seja um destaque espiritual para você, quando expressamos em uníssono global nossa profunda gratidão a Deus Pai e Seu Filho Amado, louvando-os desta maneira única. ”
Honrar a Deidade dessa maneira é um símbolo especialmente importante e sagrado, pois a Igreja celebra nesta conferência geral (e durante todo o ano) o bicentenário da Primeira Visão de Joseph Smith do Pai e do Filho.
Foi nessa visão que o Pai, apontando para Jesus Cristo, disse ao adolescente Joseph: “Este é meu Filho Amado. Ouça-o!” “O objetivo desta e de toda conferência geral é ajudar-nos a ouvi-Lo”, disse o Presidente Nelson.
“Oramos e convidamos você a orar, para que o Espírito do Senhor esteja conosco em tão rica abundância que você possa ouvir as mensagens que o Salvador tem especialmente para você – mensagens que trarão paz à sua alma. Mensagens que curarão seu coração partido. Mensagens que iluminarão sua mente. Mensagens que ajudarão você a saber o que fazer à medida que avança por estes e futuros tempos de turbulência e julgamento. ”
O que é uma Assembléia Solene?
Assembléias solenes são reuniões especiais e sagradas, realizadas para diversos propósitos sagrados. Eles exigem que os santos dos últimos dias tragam consigo um elevado senso de espiritualidade para a reunião.
Essas assembléias, no passado, incluíram o apoio de novos presidentes da Igreja, a dedicação de um templo ou outro prédio significativo (como o Centro de Conferências), a introdução de novas escrituras, a instrução dos líderes do sacerdócio e outras reuniões especiais.
O objetivo específico da assembléia solene da manhã de domingo, fora do Brado de Hosan, será abordado pelo Presidente Nelson durante suas observações.
“Assembléia Solene” é uma frase da Bíblia Hebraica que descreve reuniões significativas que ocorreram durante a Páscoa e a Festa dos Tabernáculos. O primeiro templo em Jerusalém foi dedicado durante o tempo de uma assembléia solene. Assim, o termo tem uma conexão antiga com a dedicação ao templo.
Doutrina e Convênios, uma coleção de revelações sagradas para a Igreja, contém várias referências de Deus pedindo aos santos dos últimos dias que “convoquem suas assembléias solenes” (Doutrina e Convênios 133: 6).
A dedicação do templo de Kirtland em 27 de março de 1836 foi uma dessas ocasiões. Muitos testemunharam uma manifestação de manifestações espirituais naquele tempo. Essa dedicação marcante no templo estabeleceu um precedente para as assembléias solenes posteriores.
O que é o Brado de Hosanna?
O Brado de Hosana é uma maneira de os santos dos últimos dias darem honra e louvores a Deus Pai e Seu Filho Jesus Cristo. Esse é um ato especialmente notável a ser realizado quando a Igreja celebra o bicentenário da Primeira Visão da Deidade de Joseph Smith.
O Brado é um símbolo de como as multidões reagiram a Jesus durante sua entrada triunfal em Jerusalém durante a última semana de sua vida. “Hosana ao filho de Davi: Bem-aventurado aquele que vem em nome do Senhor; Hosana nas alturas ”, diz o registro do Novo Testamento.
Hosana vem de duas palavras hebraicas que, usadas nos Salmos 118: 25, são traduzidas na versão King James como “Salve-nos agora, peço-te”. Na lei mosaica, um sacerdote recitava esse salmo todos os dias durante a festa dos tabernáculos de sete dias, quando o povo foi ordenado a “se alegrar diante do Senhor” (Levítico 23:40).
A Festa dos Tabernáculos foi um período de exultação para os antigos israelitas. Assim, os Hosana, apesar de suplicantes a princípio, tornaram-se associados à alegria.
Esse também é seu significado no Novo Testamento, no Livro de Mórmon e em Doutrina e Convênios. Nesses textos, Hosana é um reconhecimento e um elogio à bondade de Deus e ao poder salvador de Jesus Cristo.
A história do uso de “hosana” em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias remonta à época em que a Igreja foi formalmente organizada em 1830. Em uma revelação de 1829, Martin Harris recebeu o comando de “pregar, exortar, declarar a verdade. , mesmo com uma voz alta, com um som de regozijo, chorando – Hosana, hosana, bendito seja o nome do Senhor Deus! ”
Mandamentos semelhantes foram dados a indivíduos em 1830 e 1831. O Brado de Hosanna se tornou uma experiência coletiva dos membros na dedicação de 1836 do Templo de Kirtland da Igreja. Perto da conclusão dos serviços dedicatórios, a congregação se uniu em gritos três vezes: “Hosana! Hosana! Hosana a Deus e ao Cordeiro, amém, amém e amém!
Historicamente, outros eventos ao longo da história da Igreja foram agraciados com o Brado de Hosanna. Desde a cerimônia do templo de Salt Lake em 1892, o Brado de Hosanna foi realizado enquanto as pessoas agitam um lenço branco. “Para essa experiência sagrada, usamos lenços limpos e brancos”, explicou o Presidente Nelson na manhã de sábado. “Mas, se você não tiver um, pode simplesmente acenar com a mão.” Na conclusão do Brado de Hosanna de domingo, a congregação se juntará para cantar “O Espírito de Deus”, assim como foi feito na dedicação do Templo de Kirtland.