O Rei Benjamim Fala a Seu Povo | Mosias 1–5

O rei Benjamim reúne seu povo e testifica de Jesus Cristo. Ele ensina que, quando servem uns aos outros, estão servindo a Deus. O rei Benjamin nomeia seu filho Mosias como o novo rei.

LIVRO DE MOSIAS

CAPÍTULO 1

O rei Benjamim ensina a seus filhos o idioma e as profecias de seus pais — Sua religião e civilização foram preservadas por causa dos registros gravados nas várias placas — Mosias é escolhido rei e recebe a custódia dos registros e de outras coisas. Aproximadamente 130–124 a.C.

E então não houve mais contendas em toda a aterra de Zaraenla, entre todo o povo que pertencia ao rei Benjamim, de modo que o rei Benjamim gozou de paz contínua todo o restante de seus dias.

E aconteceu que ele tinha três filhos; e dera-lhes os nomes de Mosias e Helorum e Helamã. E fez com que fossem ainstruídos em todo o bidioma de seus pais, para que assim se tornassem homens de entendimento; e para que soubessem das profecias que haviam sido feitas pela boca de seus pais e que lhes foram entregues pela mão do Senhor.

E ele também os ensinou sobre os registros que estavam gravados nas placas de latão, dizendo: Meus filhos, quisera que vos lembrásseis de que, se não fosse por estas aplacas que contêm estes registros e estes mandamentos, teríamos permanecido em bignorância até o presente, não conhecendo os mistérios de Deus.

Porque não teria sido possível a nosso pai, Leí, lembrar-se de todas estas coisas para ensiná-las a seus filhos, se não fosse pelo auxílio destas placas; pois tendo ele sido instruído no aidioma dos egípcios podia, portanto, ler estas gravações e ensiná-las a seus filhos, para que assim eles pudessem ensiná-las a seus filhos, cumprindo desta forma os mandamentos de Deus até o presente.

Digo-vos, meus filhos, que se não fosse por estas coisas que foram guardadas e apreservadas pela mão de Deus para que pudéssemos bler e compreender os seus cmistérios e ter seus mandamentos sempre diante dos olhos, até mesmo nossos pais teriam degenerado, caindo na incredulidade; e teríamos sido como nossos irmãos, os lamanitas, que nada sabem a respeito destas coisas ou nem sequer nelas creem quando lhes são ensinadas, por causa das dtradições de seus pais, que não são corretas.

Ó meus filhos, quisera que vos lembrásseis de que estas palavras são verdadeiras e também de que estes registros são averdadeiros. E eis que também as placas de Néfi, que contêm os registros e as palavras de nossos pais desde o tempo em que deixaram Jerusalém até agora, são verdadeiras; e podemos saber da veracidade delas porque as temos diante dos olhos.

E agora, meus filhos, quisera que vos lembrásseis de aexaminá-las diligentemente, para que delas vos beneficieis; e quisera que bguardásseis os mandamentos de Deus para que cprospereis na terra, segundo as dpromessas que o Senhor fez a nossos pais.

E muitas coisas mais o rei Benjamim ensinou a seus filhos, as quais não estão escritas neste livro.

E aconteceu que depois de haver ensinado seus filhos, o rei Benjamim envelheceu e viu que muito em breve seguiria pelo caminho de toda a Terra; portanto, julgou ser oportuno conferir o reino a um de seus filhos.

10 Portanto, ele fez com que Mosias fosse levado a sua presença; e estas são as palavras que ele lhe falou, dizendo: Meu filho, quisera que fizesses uma proclamação por toda esta terra, entre todo este povo, ou melhor, o apovo de Zaraenla e o povo de Mosias que habita esta terra, para que se reúnam; porque amanhã proclamarei a este meu povo, de viva voz, que tu és brei e governante deste povo que o Senhor nosso Deus nos deu.

11 E ademais, darei a este povo um anome, para que assim sejam distinguidos de todos os povos que o Senhor Deus trouxe da terra de Jerusalém; e isto faço porque tem sido um povo diligente na obediência aos mandamentos do Senhor.

12 E dou-lhes um nome que jamais será apagado, salvo em caso de atransgressão.

13 Sim, e ainda mais, digo-te que se este povo altamente favorecido pelo Senhor cair em atransgressão e tornar-se um povo iníquo e adúltero, o Senhor os abandonará, para que assim se tornem bfracos como seus irmãos; e ele não mais os cpreservará com seu incomparável e maravilhoso poder, como até agora preservou nossos pais.

14 Porque te digo que se ele não houvesse estendido o braço para preservar nossos pais, eles teriam caído nas mãos dos lamanitas, tornando-se vítimas de seu ódio.

15 E aconteceu que depois de haver o rei Benjamim terminado de dizer estas palavras a seu filho, encarregou-o de todos os assuntos do reino.

16 Além disso, também o encarregou dos registros que estavam gravados nas aplacas de latão; e também das placas de Néfi; e também da bespada de Labão e da cesfera ou guia que conduziu nossos pais pelo deserto, que fora preparada pela mão do Senhor para que assim fossem dirigidos, cada um segundo o cuidado e atenção que lhe davam.

17 Portanto, como foram infiéis, não prosperaram nem progrediram em sua jornada, mas foram aimpelidos para trás e incorreram no desagrado de Deus; e foram, portanto, atingidos pela fome e duras aflições, para que se lembrassem de seus deveres.

18 E então aconteceu que Mosias foi e fez como seu pai lhe ordenara; e conclamou todo o povo que estava na terra de Zaraenla a reunir-se para ir ao templo ouvir as palavras que seu pai lhes diria.

MAIS VIDEOS DA SÉRIE do livro de mormon

Videos do Livro de Mórmon (#22): Alma e Amuleque Ensinam Sobre a Fé em Jesus Cristo, Alma 31–34

Os zoramitas desprezam os pobres e não os deixam entrar na sinagoga. Alma e Amuleque ensinam aos pobres sobre humildade e fé em Jesus Cristo.

Videos do Livro de Mórmon (#21): Amon Serve e Ensina o Rei Lamôni, Alma 17–19

Amon e os filhos de Mosias ensinam aos Lamanitas a palavra de Deus. Amon se torna servo do rei Lamôni e salva suas ovelhas. Amon ensina Lamôni sobre Deus, Jesus Cristo e o plano de redenção.

Videos do Livro de Mórmon (#20): Alma e Amuleque São Libertados pelo Poder de Deus, Alma 8–15

Alma, o filho, e Amuleque pregam sobre Jesus Cristo em Amonia. O povo se ira contra eles e os lança na prisão. Deus faz com que as paredes da prisão caiam e Alma e Amuleque são milagrosamente libertados.

Videos do Livro de Mórmon (#19): Alma Prega a Palavra de Deus, Alma 4–7

Alma, o filho, pede que Nefia seja o juiz supremo para que ele, Alma, possa ensinar o povo a abandonar seu orgulho. Ele ensina o povo a ter fé em Jesus Cristo, a se arrepender e ser batizado.

Videos do Livro de Mórmon (#18): Alma, o Filho, É Convertido ao Senhor, Mosias 27; Alma 36

Alma, o filho, e os filhos de Mosias, perseguem o povo de Deus e tentam destruir a Igreja, mas eles se arrependem depois que um anjo aparece a eles e ordena que parem.

Videos do Livro de Mórmon (#17): Abinádi Testifica de Jesus Cristo, Mosias 11–18

O profeta Abinádi ensina os Dez Mandamentos ao rei Noé e a seus sacerdotes. Ele profetiza que o Senhor virá à terra para redimir Seu povo. Alma, um dos sacerdotes do rei, acredita em Abinádi.

Videos do Livro de Mórmon (#15): Enos Ora Fervorosamente, Enos 1

Enos, um profeta do Livro de Mórmon, vai à floresta para caçar e ora fervorosamente a Deus durante todo o dia e até à noite. Ele ouve a voz de Deus e é perdoado de seus pecados devido a sua fé em Jesus Cristo.

Videos do Livro de Mórmon (#14): Serém nega a Cristo, Jacó 7

Serém prega ao povo contra a doutrina de Cristo que se encontra nas escrituras e contende com o profeta Jacó. Serém exige um sinal como prova da vinda de Cristo e é ferido pelo poder de Deus.

Videos do Livro de Mórmon (#13): Jacó Ensina Sobre o Orgulho e a Castidade, Jacó 2–3

Jacó, um profeta do Livro de Mórmon, adverte seu povo a deixar o orgulho e parar de perseguir seus irmãos. Ele ensina seu povo a buscar primeiro o reino de Deus, e chama ao arrependimento os homens de seu povo por buscarem outras esposas e concubinas.

Videos do Livro de Mórmon (#12): Néfi Registra Seu Testemunho Final, 2 Néfi 33

Néfi, um profeta do Livro de Mórmon, ensina que as escrituras contém as palavras de Cristo e nos ensinam a fazer o bem. Néfi convida aqueles que não creem em suas palavras a acreditarem em Jesus Cristo.

Videos do Livro de Mórmon (#11): Néfi Expõe a Doutrina de Cristo, 2 Néfi 31–32

Néfi, um profeta do Livro de Mórmon, ensina seu povo sobre o batismo e a doutrina de Cristo. Explica que eles devem prosseguir com firmeza em Cristo, tendo perfeita esperança Nele e amor a Deus e a todos os homens; e banquetear-se com as palavras de Cristo.

Videos do Livro de Mórmon (#10): Jacó ensina sobre a Expiação de Jesus Cristo 2 Néfi 6–10

Jacó, um profeta do Livro de Mórmon regozija-se na sabedoria de Deus em prover um Salvador para a humanidade. Ele profetiza sobre Jesus Cristo e ensina sobre Sua Expiação e Ressurreição.

Videos do Livro de Mórmon (#9): Os Nefitas se Separam dos Lamanitas, 2 Néfi 5

Os irmãos mais velhos de Néfi ficam zangados com ele e desejam matá-lo. O Senhor avisa a Néfi, um profeta do Livro de Mórmon, e o povo foge. Eles se estabelecem em uma nova terra e a chamam de “Néfi”.

Videos do Livro de Mórmon (#8): Leí Abençoa Sua Família Pela Última Vez, 2 Néfi 1–4

Leí, um profeta de Livro de Mórmon, recebe uma visão e adverte o povo da destruição de Jerusalém. Ele ensina que Jesus Cristo desempenha um papel central no plano de salvação. Video:Leí abençoa sua família pela última vez | 2 Néfi 1–4 Leí abençoa sua família pela…

Assista ao Sétimo Vídeo do Livro de Mórmon: A Família de Leí Partem de Navio Para a Terra da Promissão

Assista ao Sexto Vídeo da Série do Livro de Mórmon: O Senhor Ordena a Néfi que Construa um Navio

Assista ao Quinto Video da Série do Livro de Mórmon

Assista aos Quatro Primeiros Vídeos da Série do Livro de Mórmon

error

Enjoy this blog? Please spread the word :)